MEIO AMBIENTE

Vereadores mirins de Blumenau querem redes nas saídas da água de chuva para diminuir poluição

O objetivo é evitar que lixo, especialmente embalagens plásticas, chegue aos rios e ao oceano.

05/11/2019 10h22
Por: Costa
Fonte: Pancho / NSCTOTAL
198
Em Kwinana (Austrália) rede ajudar a despoluir cursos d'água. Foto: reprodução, Facebook
Em Kwinana (Austrália) rede ajudar a despoluir cursos d'água. Foto: reprodução, Facebook

Os vereadores mirins de Blumenau aprovaram na sessão desta segunda-feira um projeto de lei que merece ser apreciado pelos vereadores da cidade. Ele torna obrigatória a implantação de redes nos locais em que a água da chuva é despejada nos rios e ribeirões da cidade pelo sistema de drenagem. O objetivo é evitar que lixo, especialmente embalagens plásticas, chegue aos rios e ao oceano.

A vereadora mirim Camila Coelho, da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, se inspirou num projeto que foi adotado na cidade australiana de Kwinana. No outro lado do planeta as redes foram instaladas em determinados pontos e a postagem feita pela prefeitura da cidade sobre o tema em agosto do ano passado viralizou, sendo compartilhada 182 mil vezes.

O projeto aprovado segue agora para avaliação da mesa diretora da Câmara, comandada pelo vereador Marcelo Lanzarin (MDB). Caberá a ela decidir se o projeto tramita na Câmara ou se ele será arquivado.

Merece atenção. Nem que seja para fazer um teste em algum lugar monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Enquanto a população não é educada, medidas alternativas são bem-vindas.

 

Siga-nos nas redes sociais: Facebook | Twitter 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários